isto é bmx racing…

BMX Racing, também chamado de Bicicross, é mais do que uma corrida de bicicleta. É uma explosão de adrenalina que sai em disparada com a descida do gate de largada.  A cada bateria, oito pilotos se alinham no grid e partem para uma disputa alucinante. A corrida, que percorre uma pista com aproximadamente 350 metros de extensão, exige técnica, agilidade e força. É uma questão de segundos, mas recheados com grandes saltos, curvas inclinadas e disputas ombro a ombro.

O Bicicross conta com a participação de pilotos de todas as idades. As categorias com disputas classificatórias começam com crianças de 5 anos e contam com a participação de pessoas com 70 anos ou mais. As categorias profissionais desse esporte, que fez sua primeira aparição olímpica em Pequim 2008, são tanto para homens como para mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos.

Pro BMX BH: conheça mais sobre a associação

As bicicletas

As bicicletas de BMX Racing são diferentes de outras modalidades do BMX como o freestyle, dirt e flat. As bikes de bicicross são mais leves e possuem uma geometria voltada para desenvolver mais velocidade. Normalmente são feitas com quadros e peças em alumínio, mas é comum também encontrar bikes com quadros, garfos e alguns componentes em fibra de carbono. As bicicletas de BMX Racing não possuem marcha e normalmente utilizam rodas aro 20 (existem categorias à parte para bikes aro 24 – chamadas de Cruiser – e aro 26 e acima). As bikes da modalidade têm tamanhos específicos para a altura do piloto, partindo desde as chamadas Micro Mini para crianças de 5 anos.

BMX Racing

As pistas

As corridas de BMX são disputadas em pistas de saibro com asfalto nas curvas e algumas rampas. O circuito fechado tem entre 300 e 400 metros de extensão. A pista inicia após abertura automática do gate de largada que suporta as bicicletas em posição de largada. Nos primeiros 10m, está a rampa de largada, com pelo menos 1,5m de altura. Após a descida, tem a reta inicial de pelo menos 40m de comprimento com alguns obstáculos. Segue com uma curva e, após, uma nova reta. A pista deve ter um mínimo de 3 curvas com pelo menos 5m de largura. Os obstáculos encontrados são rampas e ondulações chamados de mesas, doubles e rollers. A linha de chegada deve ser claramente marcada para indicar o local em que os competidores serão pontuados.

História do BMX

Embora muitos afirmem o final dos anos 1960 como o início do BMX, registros mostram que, na década de 1950, crianças e adolescentes já usavam suas bicicletas para correr em pistas improvisadas com saltos e curvas inclinadas. Mas foi mesmo na década de 1970 que o bicicross estourou nos Estados Unidos, época em que as vertentes mais tradicionais do esporte — estrada e pista — já faziam parte dos Jogos Olímpicos. O BMX cresceu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo Motocross. A vontade de imitar as manobras dos ídolos aliada à falta de equipamento fizeram com que bicicletas fossem utilizadas em pistas de terra. Nasceu, então, o Bicycle Moto Cross, ou simplesmente BMX.

Bem mais barato e fácil de ser praticado que sua modalidade inspiradora, o BMX cresceu rapidamente, especialmente entre os jovens. Na década de 1970, o esporte viu a criação da primeira federação, nos Estados Unidos. Em 1981, surgiu a Federação Internacional de BMX. Um ano depois ocorreu o primeiro Campeonato Mundial da categoria, disputado em Dayton, nos Estados Unidos. Em 1993, a União Ciclística Internacional (UCI) passou a regular o esporte.

No Brasil, a modalidade surgiu em 1978, trazida pela fábrica de bicicletas Monark, que construiu a primeira pista de BMX da América do Sul, em São Paulo, e também fabricou a primeira bicicleta para o esporte. O 1º Campeonato Brasileiro de Bicicross foi realizado na cidade de São Paulo, bairro de Moema, em 1984.

História do BMX em BH

História do BMX
BMX Racing Kids
História Bicicross
BMX Racing

Parceiros

Quer se juntar a nós?

Você é atleta de BMX Racing? É ciclista? Pai, mãe ou responsável por um atleta? É entusiasta do Bicicross? É um possível apoiador ou patrocinador? Entre em contato e saiba como você ou sua empresa pode nos ajudar a transformar o BMX Racing em um esporte campeão em Belo Horizonte.